No momento, você está visualizando Com apoio da OS Pará 2000 Sebrae Pará lança programa para fortalecer pequenos negócios na COP 30

Com apoio da OS Pará 2000 Sebrae Pará lança programa para fortalecer pequenos negócios na COP 30

Iniciativa visa apoiar empreendimentos do setor de alimentos e bebidas durante a Conferência do Clima

Para fortalecer os pequenos negócios do setor de alimentos e bebidas na COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), o Sebrae Pará lançou, nesta segunda-feira (17), o programa ‘Prepara Gastronomia COP 30’, contando com o apoio da Organização Social Pará 2000. O evento aconteceu na Estação das Docas, em Belém, e reuniu proprietários de bares, restaurantes, lanchonetes, cafeterias e outros estabelecimentos, que receberam orientações estratégicas para adequar seus empreendimentos e se prepararem para a conferência, prevista para novembro de 2025.

“Como gestores de importantes complexos turísticos, como a Estação das Docas, o Mangal das Garças e o Parque Estadual do Utinga, que fazem parte da rota do turismo e da gastronomia paraenses, estamos honrados em integrar esse movimento. O Sebrae no Pará está comprometido em capacitar esses empreendedores, oferecendo desde a curadoria de produtos e serviços até a viabilização das ações recomendadas. Além disso, apoiamos a participação ativa dessas empresas nas operações da COP 30”, afirmou Ruan Rocha, diretor-presidente da OS Pará 2000.

A proprietária de um dos restaurantes da Estação das Docas, Glenda Alves, ressaltou a relevância da parceria: “É de extrema importância, pois a Estação continua sendo o maior e mais diversificado equipamento turístico da cidade, recebendo um grande fluxo de visitantes em Belém. Diante da oportunidade única de sediar a COP 30, é imprescindível implementar melhorias em áreas cruciais para garantir uma recepção adequada ao turista internacional, como sustentabilidade, atendimento especializado, comunicação e mobilidade. Além disso, é necessário repaginar os negócios com foco na COP 30, ao mesmo tempo em que se busca deixar um legado para a cidade”, destacou a empresária.

O programa ‘Prepara Gastronomia COP 30’ foi idealizado pelo Sebrae Pará para impulsionar negócios dos setores de alimentos e bebidas e alimentação fora do lar. A iniciativa oferecerá consultorias personalizadas, cursos, oficinas, mentorias e orientações técnicas, garantindo suporte estratégico e capacitação aos empreendedores inscritos.

Durante o evento de lançamento, os participantes tiveram acesso a palestras e orientações de chefs renomados, como Kátia Barbosa, conhecida como a “Rainha da Comida Popular Brasileira” pelo Guia Michelin, e Saulo Jennings, chef da Casa do Saulo, referência internacional na culinária paraense. Ambos reforçaram o potencial da COP 30 para o setor gastronômico local.

A programação incluiu ainda palestras de especialistas como Nayany Costa, analista técnica do Sebrae Pará; Simone Lopes, gestora do setor de alimentos e bebidas do Sebrae/MG; e Jonas Romero, que abordou a temática da cozinha eficiente. Natasha Paiva destacou a importância da gestão de pessoas e cultura organizacional. Os encontros ocorreram no Teatro Maria Sylvia Nunes, promovendo o aprimoramento do setor.

Desde o início das ações preparatórias para os pequenos negócios visando a COP 30, o Sebrae Pará já realizou 23.787 atendimentos a empresas do setor de alimentos e bebidas na região metropolitana, sendo mais de nove mil atendimentos em Belém.

 

Texto: Beatriz Santos/Ascom OS Pará 2000, com informações do Sebrae Pará

Fotos: Ana Paula Henrique

Deixe um comentário